CIRURGIA DO JOELHO

Vídeos sobre cirurgia robótica

Quem pode fazer a cirurgia robótica?

O que a cirurgia robótica tem como benefício?

Experiência com a cirurgia robótica do joelho

O que você precisa saber sobre a cirurgia robótica ortopédica

Cirurgia do joelho e novo robô Mako

Perguntas Frequentes Sobre Cirurgia Robótica

A cirurgia de prótese de joelho é recomendada nos casos de artrose grave onde os tratamentos medicamentosos, fisioterápicos e outros como a infiltração não estão surtindo mais efeito e a dor passa a ser constante e incapacitante.

A prótese de joelho é um dispositivo implantado para substituir uma articulação doente e permitir que o paciente tenha uma melhora da qualidade de vida com a melhora significativa da dor no joelho

Sem dúvidas, o maior beneficio é o ganho de qualidade de vida. O alivio da dor e correção da deformidade traz de volta a vontade de se tornar ativo(a) e independente. O aumento da atividade física tem impacto positivo direto nas doenças ligadas ao sedentarismo como a hipertensão arterial, diabetes, depressão, asma; com a redução ou eliminação da dose de medicamentos de uso continuo. Enfim, traz a vida de volta ao indivíduo!

Infelizmente ainda não. Como trata se de tecnologia recente, a Agência Nacional de Saúde (ANS) ainda não incorporou na lista dos tratamentos obrigatórios. Logo, a decisão de cobertura ou não depende de cada plano. Como toda e qualquer tecnologia apenas com o tempo e maior utilização haverá barateamento da sua utilização.

Nenhum. Não há qualquer agressão direta e ou indireta pelo sistema robótico ao paciente.

Todos os paciente candidatos ao tratamento cirúrgico de próteses primárias de joelho podem optar pelo auxílio robótico.

O paciente fica internado por 02 dias em média. Sai do hospital andando com auxílio de andador ou muletas, que usará por volta de 20 dias. Inicia-se uma fisioterapia imediata no mínimo 3x por semana. Usa-se gelo, medicamentos para dor e anticoagulante para evitar trombose. Retira-se os pontos em 2 semanas. 

Além do preparo com exames preparatórios de sangue e cardiológicos, o paciente deve realizar exame de tomografia computadorizada seguindo protocolos internacionais. Após isto estas imagens seguem para preparo e alimentação do programa que será utilizado pelo robô.

Sim! Cada vez mais a medicina esportiva evoluído neste sentido. O mito de que a prótese de joelho se soltaria em que fosse mais ativo tem caído por terra e, cada vez mais, temos desenvolvido protocolos de fortalecimento e incentivado pacientes a praticarem atividades físicas, principalmente as de baixo impacto como o ciclismo, trekking, tênis de dupla, natação, entre outros. Esportes de contato como o futebol e lutas não são bem vindos.